terça-feira, julho 14, 2009

Centro Escolar de S. Martinho de Mouros recebe prémio "Ciência na Escola"

No dia 30 de Junho, o Centro Escolar de S. Martinho de Mouros foi distinguido com o 1.º prémio “Ciência na Escola”, da Fundação Ilídio Pinho, numa cerimónia que decorreu no Europarque, em Sta. Maria da Feira, com a presença da Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.
Este ano o tema do concurso foi a matemática e o desafio lançado às escolas centrou-se na criação de projectos que ligassem as tecnologias da comunicação e informação ao ensino da matemática, ao qual concorreram mais de 300 escolas de todo o país.
O Centro Escolar de S. Martinho de Mouros ganhou o 1.º prémio no valor de 3.000,00 euros com o projecto PraTic@Mat desenvolvido pelos alunos do 3.º ano de escolaridade orientados pelos professores Sónia Monteiro e Gustavo Ferreira Teixeira.
Neste projecto desenvolveu-se uma webquest cujo tema central foi a resolução de problemas matemáticos que conduziu à construção do jogo “Roda da Matemática”, que foi criado em powerpoint de forma a ser apresentado aos restantes alunos da escola.
Este projecto permitiu estimular a curiosidade dos alunos e despertar a criatividade e o raciocínio, recorrendo aos recursos informáticos disponíveis na escola (sala TIC, quadros interactivos e computadores Magalhães).
De referir que todos os alunos mostraram-se receptivos ao projecto que conseguiu atingir o objectivo principal: aprender matemática de forma lúdica e a “brincar”.
O Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, e a própria Câmara Municipal já exprimiram em reunião do executivo a grande satisfação por esta distinção.
António Borges afirma que “não vai muito tempo em que os alunos de Resende estavam a ter aulas em escolas a cair e sem quaisquer condições. O salto para uma escola de igualdade de oportunidades com quadros interactivos, computadores e todas as outras condições que são conhecidas, teve este efeito de em menos de três anos os nossos alunos disputarem o lugar entre os melhores. É a prova de que é este o caminho a seguir no concelho na área da educação”.
Nota informativa do Gabinete de Imprensa da CM de Resende