sábado, junho 27, 2009

Novo Bispo Auxiliar de Braga é natural de Paus

É uma figura de destaque da diocese de Vila Real e de grande prestígio na região, empenhada em dialogar com a cultura dita laica e em promover a cultura da fé. Entre outras funções, é Reitor do Seminário de Vila Real, Vigário Episcopal da Cultura, Director do Centro Católico de Vila Real (onde funcionam cursos da Universidade Católica), Coordenador da Pastoral, Director do Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais, Director do boletim bimestral "Igreja Diocesana de Vila Real" e membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.
Nasceu em 15 de Maio de 1956, em Moumiz de Paus. Estudou nos Seminários de Resende e de Lamego. Em 1979, transitou para o Seminário de Vila Real, tendo sido ordenado padre em 10 de Junho de 1981.
Muito cordato com as pessoas da terra, era visto frequentemente em férias (e já como padre) a trabalhar nos campos.
É o Padre Doutor Manuel da Silva Rodrigues Linda. Continua a vir bastantes vezes a Moumiz visitar os pais. Tem dois irmão mais novos a residir no Porto.
Esteve envolvido num dos episódios mais singulares e emblemáticos da vida do Seminário de Lamego "pós 25 de Abril", que caracteriza bem o ambiente agitado e de rebeldia de então. Numa noite de 1979, um grupo de seminaristas foi apanhado pelo Vice-Reitor a ver um filme de "cenas ousadas" (seria pornográfico?) na televisão, aos quais foi dada ordem para desligarem imediatamente o aparelho. Alguns opuseram-se. A estes foi aplicado o castigo máximo: a expulsão do Seminário. Talvez por considerar que seria preferível outra alternativa, houve um grupo, no qual se contava o jovem Manuel Linda, que se solidarizou com os colegas, abandonando o Seminário de Lamego. Como a vontade de ser padre permanecia, Manuel Linda e mais dois colegas pediram ao então Bispo de Vila Real para serem acolhidos na sua Diocese, tendo os mesmos sido recebidos de braços abertos, já que constituía uma transferência com "passe" a custo zero.
Quem preveria que este jovem determinado, que abandonou o Seminário de Lamego por discordância com a atitude do respectivo Vice-Reitor e solidariedade com os colegas, se haveria de tornar um competente Reitor de Seminário e iria um dia ser nomeado Bispo? (link)
A ascensão do Padre Manuel Linda ao episcopado é motivo de orgulho e grande júbilo para a freguesia de Paus e o concelho de Resende.