domingo, junho 07, 2009

Festa da Cereja na Casa do Concelho de Resende em Sintra

















Foi enquanto o diabo esfrega um olho. Às 11h00 de ontem, já não sobrava nenhuma cereja dos 1 000 quilos que, de madrugada, tinham chegado de diversos produtores de Resende numa camioneta que partira de Sinta, na 5.ª feira pela tardinha.
Tem sido assim desde 2002. Uma semana depois do Festival da Cereja de Resende, a Casa do Concelho de Resende celebra o seu dia com uma Festa da Cereja para os nossos conterrâneos a viver em Sintra e Lisboa. No sábado, a Cereja de Resende é Rainha no recinto da sede do Sporting Clube de Lourel, próximo de Sintra. À venda estão também produtos do nosso concelho e região: cavacas, pão, doce da Teixeira, fumeiro e artesanato.
A esta festa costuma associar-se a Câmara de Resende com um alto representante, que costuma ser a Sra. Vereadora da Cultura, Professora Dulce Pereira e um rancho, banda de música ou grupo de cantares do concelho. Este ano, por causa da coincidência da data das eleições, não vieram.
Hoje, há missa campal (09h30), almoço (12h30), actuação do Rancho Folclórico "Os Saloios de Dona Maria" de Sintra (16h00), baile com o Conjunto LT (18h00) e final de festa (20h00).