sexta-feira, março 13, 2009

Prospectos relativos a visitas às igrejas românicas do concelho são "um barrete"

Falo e escrevo de Resende com paixão, mas não gosto de enganar nem ser enganado. Explico.
No Museu Municipal , nos postos de turismo e outros locais (presumo) são disponibilizados prospectos relativos às igrejas românicas do concelho, com fotos alusivas, resenha de descrição arquitectónica e "Horário de funcionamento" e "Período de funcionamento". O "horário de funcionamento" refere: i)encerrado à segunda-feira; ii)restantes dias úteis e sábados:10h00 às 13h00/14h00 às 18h00; e iii) domingos:14h30 às 18h30". O "período de funcionamento" refere: i)todos os fins de semana, incluindo os fins de semana prolongados e os respectivos feriados; e ii) de 1 de Junho a 30 de Setembro.
Em que ficamos? Só é possível a visita de 1 de Junho a 30 de Setembro? Em que horário? Os monumentos estão abertos nesse período? A informação é equívoca, para ser brando.
Contactada a Beira Douro-Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro (telef.: 254 611 223), responsável pelo prospecto (numa iniciativa apoiada por fundos comunitários), atendeu-me uma funcionária (muito solícita e amiga de ajudar, não estando, pois, em causa a pessoa) que meteu os pés pelas mãos quanto a horários e períodos de funcionamento, tendo ficado surpreendido quando me informou que a associação apoiava a realização das visitas através de marcações por telefone, cujos dias e horas eram depois articulados com "os serviços da Câmara de Resende".
Perante isto, sugiro que estes prospectos sejam devolvidos à procedência quanto antes.
Quem desejar visitar as "nossas jóias da coroa" deverá utilizar o mesmo procedimento de sempre. "Desenrascar-se" sozinho, pois as igrejas continuam fechadas como sempre, ou dirigir-se aos/às técnicos/as do Museu Municipal (com direito a tratamento princepesco) que farão todas as diligências necessárias para que estas visitas se concretizem. Também poderá aproveitar esta iniciativa (muito oportuna e louvável).