terça-feira, março 17, 2009

Câmara Municipal apoia ampliação do quartel dos bombeiros

No âmbito das comemorações do 59.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Resende, que ocorreu no passado dia 15, domingo, o presidente da Câmara Municipal, Eng. António Borges, e o presidente daquela corporação, Joaquim Alves assinaram um protocolo de colaboração para a renovação e ampliação do seu Quartel.
Ao abrigo deste protocolo, o Município de Resende compromete-se a apoiar financeiramente a Associação com a atribuição de 101.660,00 euros, correspondente a 30% de despesas, sendo que os restantes 70% serão suportados pelo Fundo de Coesão, no âmbito de uma candidatura ao QREN. Para além deste apoio financeiro, a autarquia disponibilizou ainda o apoio técnico necessário para a elaboração do projecto de arquitectura.
O actual Quartel dos Bombeiros Voluntários de Resende foi concluído há 23 anos, não tendo desde então sofrido intervenções, para além de algumas obras necessárias de conservação. A remodelação e ampliação previstas pretendem qualificar o equipamento de forma a suprir as actuais carências, nomeadamente no que diz respeito à inexistência de camaratas e protecção climatérica para o conjunto de viaturas de que a corporação dispõe.
De referir que actualmente a Corporação dos Bombeiros Voluntários de Resende conta com um corpo activo de 69 elementos e dispõe ainda de 7 elementos formados pelo INEM com o Curso de Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS), elementos esses que formam uma escala de serviço em que é assegurado o serviço de Emergência Pré-Hospitalar 24h por dia. O parque automóvel dispõe de 16 viaturas de socorro.
(Retirado/adaptado de notícia do Gabinete de Imprensa da CMR)