sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Próximo domingo: festa de N. Sra. de Lourdes no Seminário de Resende

-Até às 10h00: Acolhimento aos pais e familiares dos seminaristas de Resende, aos sacerdotes e seminaristas de Lamego, aos antigos alunos e aos amigos do Seminário de Resende.
- 10h00: Reunião geral, cuja agenda contempla todo um conjunto de assuntos relativos à vida dos seminaristas, ao governo da casa e às acções previstas para o futuro. Esta reunião destina-se no essencial a avaliar o passado e a planificar o futuro, numa vontade de co-responsabilizar e envolver comprometidamente a família dos seminarista. A Família é Seminário e o Seminário tem de ser sempre Família…, como refere o Sr. Vice-Reitor, P. Paulo Alves.
-11h00: Espaço de reflexão, subordinado ao tema “Viver de Cristo e com Cristo”, que será orientado pelo Pe. José Miguel, Vice-Reitor do Seminário dos Olivais – Lisboa, a quem lhe é reconhecida paixão pelas vocações sacerdotais, expressa num entusiasmo e numa jovialidade que cativam e sopram como testemunho de vida e espaço de esperança.
12h15: Celebração da eucaristia em honra da padroeira, Nossa Senhora de Lourdes, presidida pelo bispo de Lamego, Sr. D. Jacinto Botelho, que será o momento mais significativo do dia. Junto da Nossa Mãe sentir-nos-emos verdadeiramente filhos muito amados, de acordo com o Sr. Vice-Reitor do Seminário.
- Após a missa: Almoço-convívio, para o qual anualmente é destinado um vitelo criado no Seminário por aqueles que cuidam da agricultura e pecuária. São dimensões de uma festa que lhe conferem também significado, refere ainda o Sr. Vice-Reitor.
-14h30: Convívio desportivo no qual os jovens seminaristas irão estrear novos equipamentos, que os mesmos angariaram por sua iniciativa e esforço, conseguindo arranjar um conjunto de patrocínios . Assim, durante a tarde, terá lugar um jogo de futebol, que colocará frente a frente os seminaristas, os seus pais e párocos, já que o futebol sempre foi uma paixão no Seminário de Resende, como todos reconhecem.
16h30: Encerramento com uma oração mariana junto da imagem de Nossa Senhora de Lourdes.
Nota: A população de Resende é sempre bem vinda ao Seminário, estando convidada para a celebração da eucaristia e para a tarde de convívio.