quinta-feira, janeiro 08, 2009

Fernando Direito expõe em Resende

No próximo dia 10, às 16h, será inaugurada no Museu Municipal uma exposição de pintura de Fernando Direito.
A este propósito e tratando-se de um artista que frequentou o seminário de Resende, o Dr. Adão Sequeira elaborou o seguinte apontamento (a ser publicado brevemente na Voz de Lamego):

A 10 de Janeiro de 2009, nos espaços qualificados do museu da Câmara Municipal de Resende inaugura-se a exposição de pintura de Fernando Direito.

Antigo aluno do seminário de Resende, onde entrou em princípios de 1958 e donde saiu alguns anos depois, cedo deu indicativos que a arte, e nela a pintura, seria o espaço onde iria navegar com o à-vontade natural que só aos artistas é consentido.

Com várias exposições concretizadas individual e colectivamente em vários pontos do país e no estrangeiro, as suas telas fazem parte do acervo de instituições oficiais, vários bancos e colecções particulares.

A ASEL (Associação dos Antigos Alunos dos Seminários de Lamego) de que é associado, orgulha-se de o ter como colaborador gracioso em várias iniciativas concretizadas recentemente. Esta Associação não pode deixar de referir que a sua sede ostenta um dos seus quadros da série Adão e Eva, que na série Capas a Antologia Estrela Polar, em original e bonita capa, expõe em contínuo uma das suas criações recentes e que na sua série retratos distingue-se o do Sr. Bispo de Lamego, D. Jacinto Tomás de Carvalho Botelho, datado de 2008 aquando da participação da ASEL no ciclo comemorativo do cinquentenário da sua ordenação sacerdotal.

Artista de qualidade e referência, é natural de Foz Côa, passou por África e reside em Lisboa onde continua uma vida activa de criação e produção em estilo próprio da pintura moderna onde as cores «são a força dominante e geradora», reflectindo ao mesmo tempo «o calor aliviado do mar e o fluxo indolente do Tejo» na evolução serena da arte nas telas de Fernando Direito.