segunda-feira, dezembro 01, 2008

Festa em Quintãs de Paus(restauro da imagem de S. Gonçalo)

Dia de festa em Quintãs
Ontem, foi dia de festa nesta povoação de Paus. Cerca de meia centena de pessoas concentraram-se, pelas 15h00, junto da capela para receber em palmas a imagem do seu padroeiro, S. Gonçalo, que passou os últimos dois meses no Porto numa operação de restauro. Acompanharam a imagem o P. Tomás Borges e o técnico de restauro Eugénio Alte da Veiga. Mal entrou nos seus "aposentos", ribombaram 14 foguetes d' O Careca, oferecidos pelo P. Anselmo Borges, que se associou assim ao evento. Seguiu-se missa cantada com sermão, tendo a cerimónia sido abrilhantada pelo coro paroquial, dirigido por Liseta Cardoso.
S. Gonçalo
O P. Tomás traçou o perfil do "nosso" santo. Embora muito ligado a Amarante, nasceu em Vizela (Braga), em 1187, de uma família abastada. Ordenado sacerdote, ficou responsável pela paróquia de Riba-Vizela, que, entretanto, entregou aos cuidados de um seu sobrinho (padre) para rumar à Terra Santa, por onde andou 14 anos. De regresso, humilhado pelo seu sobrinho que utilizou todas as artimhas para ficar com a paróquia, pediu para ir para Amarante, onde viria a construir uma pequena ermida, dedicada a Nossa Senhora da Assunção, em cujo interior passava o tempo em oração e penitência. Posteriormente, entrou no convento de Guimarães da Ordem dos Dominicanos, onde professou. Insatisfeito, obteve autorização para retornar ao eremitério de Amarante, a partir do qual levou a efeito uma grande acção evangelizadora. Veio a ter um papel importante na construção da ponte em granito sobre o rio Tâmega através de angariação de donativos. Viria a falecer em 10 de Janeiro de 1262, tendo-lhe sido atribuídos muitos milagres já em vida. O seu corpo foi enterrado no eremitério onde passou grande parte da sua vida. Esta pequena construção foi mais tarde ampliada em igreja, sobre a qual, em 1540, D. João III mandou erguer um sumptuoso templo e convento, que ainda hoje são um monumento de referência da cidade.
Beatificado em 16 de Setembro de 1561, é um dos santos mais populares do Norte de Portugal. É venerado também nas cidades de S. Gonçalo dos Estados do Rio Grande de Norte e do Ceará (Brasil).
Restauro da imagem
Com cerca de 250 anos, a valiosa imagem de madeira de castanho, de 73cm de altura , encontrava-se em adiantado estado de deterioração (presença de fungos, fendas e fissuras diversas, sujidade abundante, vestígios de fumo...). Após o restauro efectuado pela empresa portuense Cotonete &Bisturi, a imagem ganhou uma nova vida, tendo sido utilizados as técnicas, os produtos e os materiais adequados à natureza da obra, de forma a manter a sua originalidade e valor.
O montante deste trabalho ficou em 2.800 euros sem IVA. Graças aos donativos da população local, foi possível juntar a verba em causa. O IVA no valor de 560 euros, que será recuperado ao abrigo da Concordata, foi adiantado por "uma alma generosa", como foi referido pelo P. Tomás na prestação de contas aos presentes, no final das cerimónias religiosas.Clicar nas imagens para ampliar.