segunda-feira, dezembro 22, 2008

Consoada em Paus

Gostei de consoar com os meus conterrâneos mais chegados no sábado passado. Foi uma iniciativa louvável da Junta de Paus: reunir à volta da mesma mesa, muito perto do Natal, vizinhos que se vão vendo, mas que, por razões várias, não têm oportunidade para conviver e de criar relações de mais proximidade. Para os que habitualmente cá não residem serviu para revisitar pessoas e amigos e percursos de vida.
Sábado nasceu promissor. Sem a geada habitual dos dias de Dezembro e com muito sol pela manhã. A feira dos vinte juntou muitas pessoas em Resende, mais para "apreciar" que para comprar. A tarde continuou soalheira e tranquila. Com o chegar da noite, as lareiras começaram a crepitar. Às 19h15, saímos das Quintãs, estrada fora, rumo às "Alminhas". A imagem iluminada de S. Pedro (do exterior da igreja) anunciava festa. À porta da sede do rancho, a azáfama era muita. Quatro voluntárias viravam e reviravam várias dezenas de postas de bacalhau quase no "ponto". À entrada e na sala, decorriam cumprimentos e conversas animadas entre vários grupos. Lá no fundo, numa pequena "cabine" , coziam-se em grandes panelões as batatas e tronchas da nossa terra e (claro) o bacalhau.
Enquanto "vai e não vai", foi-se atacando nas entradas. Às 20h30, começou o repasto propriamente dito com o municiamento de travessas de batatas e tronchas e de de bacalhau (cozido e assado). Uma delícia. A meio, uma senhora veio ter comigo, referindo a sua satisfação pela minha presença: fica cá bem; com as suas filmagens vai mostrando a nossa terra aos de fora; oiço dizer que gostam muito.
Enquanto decorria a ceia, veio à memória de muitos dos presentes o pequeno caminho que passava aqui ao lado, calcorreado vezes sem conta por centenas de crianças em direcção à escola de Córdova (uma sala esburacada debaixo da qual havia uma loja de vacas). Este caminho, povoado de brincadeiras e cumplicidades, faz parte do imaginário de gerações.
Na parte final, não faltou bolo rei com champanhe e outras bebidas. A debandada aconteceu noite alta, já passava da meia-noite.
Foi bonita a festa para os cerca de 130 convivas. A satisfação entre todos era visível. O Presidente da Junta, João Paulo Ramos Coelho, era notoriamente um jovem feliz.