segunda-feira, dezembro 08, 2008

Consoada dos " Amigos de S. Cristóvão"

A tarde de sábado, dia 6, apresentava-se pouco convidativa para a subida até Felgueiras. Até às 18h30, choveu a cântaros. Depois, como por encanto, o temporal amainou e não caiu nem mais uma pinga. Às 19h30, a maioria dos inscritos para a Ceia de Natal da AASC (Associação de Amigos de S. Cristóvão) e convidados já se encontravam em amena cavaqueira, esperando pelo repasto. O executivo camarário apresentou-se em peso (António Borges-presidente, Silvano Moura-vice-presidente, Dulce Pereira-vereadora da cultura e Fernando Teixeira-vereador do fomento do mundo rural e do desporto). O Prof. António Marques também marcou presença. Os padres António Martins e José Augusto não delegaram os respectivos convites e lá estavam. Marcos Almeida Matos, secretário da Junta de Freguesia, não faltou. Assim como os presidentes das duas associações locais (Clube de Caça e Pesca de S. Cristóvão e APROLIF-Associação Pró-Linho de Felgueiras). E claro, muitos e muitos amigos de S. Cristóvão. Cerca de 150.
Esta consoada (a quarta que a associação organiza) esteve à altura (o tradicional bacalhau com batatas e tronchas). As crianças tiveram direito a ementa "adaptada": frango grelhado, arroz e batatas fritas. No final, foi servido arroz doce e aletria (caseira. E não faltou o tradicional bolo-rei com champanhe. O presidente da AASC (Nuno Filipe Pereira) andava sempre por perto, providenciando para que não faltasse nada.
Após a ceia, começou por usar da palavra Nuno Pereira, que saudou os presentes, manifestando regozijo por ver tanta gente. O P. Martins expressou solidariedade, amizade e disponibilidade para a todos acolher. O presidente da Câmara Municipal mostrou apreço pela acção da AASC, tendo referido sentir-se muito satisfeito por estar em Felgueiras, "uma freguesia que me diz muito, por ser natural de cá o meu avô e por ser uma terra que tem originado muita gente com forte carácter, que soube vergar a natureza".
Depois, pela noite dentro, seguiu-se uma animada sessão de música/karaoke, onde não faltou , para deleite de todos, a história musicada dos recente acontecimentos e peripécias da Associação. Seguiram-se muitos talentos. A Prof. Dulce Pereira foi uma das revelações.