segunda-feira, outubro 06, 2008

Percurso Felgueiras-S. Cristóvão

Por iniciativas da Associação dos Amigos de S. Cristóvão (A ASC), realizou-se no sábado, dia 4, o 1.º percurso pedestre Felgueiras-S. Cristóvão, que teve a participação de 43 pessoas, incluindo muitos jovens e algumas crianças. A caminhada teve início por volta das 10h0, tendo começado na sede da Aprolif (Associação Pró-Linho de Felgueiras). A primeira surpresa aconteceu alguns minutos depois com a assistência ao vivo do junguer das vacas e do marrar de dois carneiros. Após a passagem pela igreja, foi a subida lenta até ao meio da encosta, onde a organização nos preparou uma surpresa. À nossa frente, como por milagre, estava um cesto, donde foi retirado uma toalha e vários manjares: bolas de carne, pão, queijo, presunto, marmelada, chá, café e vinho...Após este repasto inesperado, seguiu-se a escalada final. Passámos e subimos ao penedo Quelhoso e tomámos contacto com o património arqueológico de S. Cristóvão (mamoas, "observatório astronómico" pré-histórico, capelinha e ara sacrificial). Não faltou a companhia de um biólogo que nos foi elucidando sobre a fauna e a flora da serra de Montemuro.
Foi uma jornada de convívio, de contacto com a natureza, de recapitulação de conhecimentos e de recarga de baterias (mental e física).
Fomos acompanhados pelo entusiasmo e pelo saber do Eng. Jorge Oliveira, natural da terra e a trabalhar no Porto, um dos grandes impulsionadores desta caminhada.
O programa terminou na Gralheira com um delicioso cozido à portuguesa.
A caminhar connosco esteve o Sr. Vice-Presidente da Câmara, Silvano Moura, sempre simpático e em grande forma física. Por sua vez, o almoço teve outro sabor pela companhia da Sra. Vereadora Dulce Pereira.
Uma palavra de agradecimento à organização, na pessoa de Nuno Pereira, presidente da direcção da AASC, pela forma excelente como tudo decorreu.