sexta-feira, outubro 24, 2008

P. Martins homenageado pelos rotários de Resende

Distinção. O Padre António Martins Teixeira foi homenageado pelo Rotary Clube de Resende, numa cerimónia realizada no dia 21 de Outubro, em Caldas de Aregos, que contou com a presença do Governador Assistente, Mário Mendes, dos representantes dos Clubes de Cinfães e Régua e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Silvano Moura.
O Rotary Clube de Resende decidiu homenagear este profissional pelos altos contributos e dedicação ao serviço de toda a comunidade resendense, no mês dedicado aos serviços aos serviços profissionais.
Na cerimónia, a Presidente do Clube, Ana Maria Pires, referiu que “este é o reconhecimento do mérito profissional do Padre António Martins que, na comunidade local, se tem destacado pela excelência no desempenho da sua actividade. Padre, mas acima de tudo o pedagogo, o passador de saberes, o trabalhador dedicado à causa social, o vanguardista da massificação do ensino”.
O homenageado ficou sensibilizado e, com a humildade que tanto o caracteriza, agradeceu ao Clube e afirmou que não é merecedor de tal homenagem.
O Padre António Martins Teixeira nasceu na paróquia do Touro (Vila Nova de Paiva) em 27 de Junho de 1926, tendo sido ordenado sacerdote em 1951. Em 17 de Setembro de 1967 dava entrada como pároco em Resende, paróquia a quem tem dedicado os últimos 41 anos da sua missão sacerdotal.
Além do seu testemunho de vida pastoral em Resende, salienta-se de modo parti-cular a sua dedicação ao ensino. Começou por ser professor no velho Externato de Massas e depois Director (em 1970) e, quando todos os Externatos ligados à Igreja se extinguiam pela diversificação das escolas estatais, o Pe. Martins, em 1978, relançava o Externato D. Afonso Henriques em novas instalações, junto da Igreja paroquial. Lentamente foi erguendo uma obra que se tornou a fonte de realização para muitos resendenses, garantindo assim o seu futuro com mais esperança. Foi Director do Externato D. Afonso Henriques durante 21 anos, até ao ano de 1991, tendo ainda conti-nuado como professor até 1998.
Da sua personalidade destaca-se a facilidade profunda de comunicação, um modo de estar jovial e alegre, um espírito optimista, um impulso empreendedor, sentido de igreja, dinamismo pastoral, maleabilidade e sentido de equipa, dimensão orante, inconformismo, versatilidade, espírito de desprendimento, sentido de amizade, ligação à família, simplicidade de vida e bondade.
Em Resende, tratam-no carinhosamente por “Senhor Abade” e é com este título que ficará para a história o homem cujas “obras não passam, mas permanecem como sementes de eternidade”. (Retirado do semanário "Douro Hoje")