segunda-feira, agosto 11, 2008

Rancho de Anreade organizou XXII Festival de Folclore

Decorreu ontem (dia 10) à tarde, das 15h30 às 18h00, na Avenida das Tílias, em Caldas de Aregos, o XXII Festival de Folclore, organizado pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade. Em lugar aprazível e com bastante público, a Dra. Inês Correia (a directora artística do rancho anfitrião) foi chamando ao palco os vários grupos, traçando uma resenha histórica de cada um e das respectivas canções e danças: 1. Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade (grupo infantil); 2. Rancho Folclórico “Os Resineiros” de Alcaravela; 3. Rancho Folclórico Regional de Guifões; 4. Rancho Folclórico Santo Estêvão de Regadas e 5. Rancho folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade.
Terminado o espectáculo, ficou a ecoar a estrofe da Chula Rabela. “Tudo o que é bom nunca devia acabar”.
Refira-se a novidade da actuação do Rancho Infantil, composto por 20 crianças, cujo resultado se deve ao forte investimento ao longo das actividades do programa ATL, organizado pela Associação do Rancho de Anreade, que teve início em Julho e terminará no fim da primeira semana de Setembro. Este programa de ocupação de tempos livros, gratuito para filhos de familiares do Rancho, mas aberto à comunidade, tem integrado outras actividades, como piscinas, jogos tradicionais, desfiles de moda, etc. É vontade dos responsáveis que o Rancho Infantil continue e cresça, não se ficando por esta experiência.
Refira-se ainda que o Rancho de Anreade tem uma escola de música, onde os jovens podem aprender viola, cavaquinho e concertina. Alguns dos tocadores actuais aprenderam aí.