terça-feira, maio 20, 2008

Montemuro

Ao navegar por sites relativos a Montemuro, não resisti a escrever um mail em relação ao belo blog que possui. Antes de mais um mail de apreço, de admiração pela paixão por uma serra que realmente cativa, mas que infelizmente vai sendo delapidada dos seus valores, restando algo de amorfo, inestético, residual...uma herança de milhares de anos de povoamento desfigurada em poucas décadas. É o progresso, dizem... Não acredito.
Claro que não quero fazer o discurso de quem quer tudo na mesma, o que para muitas pessoas que lá vivem é sinónimo de pobreza, privação, vida difícil. Nisso acredito. Mas não compreendo como não se aproveitam esses tais " valores", que abrangem muita coisa, desde os recursos naturais, genéticos, aos culturais.
E eu revejo-me em muito do que escreve.
Confesso-me apaixonado por lugares de identidade forte,que despertam histórias no nosso imaginário.Vivo em Lisboa, mas a minha família é originária da zona do Douro, Lamego, e foi nas deambulações das férias que fui tomando contacto com o espírito serrano de Montemuro. Desde a subida por Penude, Magueija, que se vislumbrava uma alteração brutal na paisagem, o espaço dilatava-se, as rochas afloravam, as aldeias escondiam-se. Uma casa com telhado de colmo à beira da estrada lembrava que nos encontrávamos na serra, território de nevões e lendas, terra de lobos e pastores. Fiquei maravilhado. Mais tarde e com amigos vim a descobrir as origens dos seus parentes, Cinfães, Resende...e as visitas e passeios tornaram-se mais frequentes, permitindo-me observar muita dessa delapidação de valores. É chocante.
Navegando pela Internet, pesquisando pessoas e lugares, deparei com o Blog onde se refere muito a estes "atentados" e também a um imaginário onde surge o respeito e admiração pela tipicidade e pelas pessoas que dão vida a esses lugares. Disto destaco as casas tradicionais e os telhados de colmo, algo que desaparece a uma velocidade vertiginosa, restando povoados que lembram qualquer subúrbio, ou pior. Pelo que tenho investigado parece-me ainda haver núcleos interessantes não só na Talhada, mas também em Vale de Papas, Cinfães. Gostaria de saber como está o estado desses povoados ( e outros, certamente que conhece melhor que eu). Agradecia sugestões ou fotos, ou troca de opiniões.

Grato pela atenção
Paulo Santos

Caro amigo: i)Tomei a liberdade de publicar este mail, pedindo-lhe que não leve a mal, porque expressa muita paixão pelo Montemuro; ii)porque o achei muito expressivo; iii)quanto à apreciação do blogue, agradeço a generosidade; iv) concordo com o que diz relativamente à delapidação do nosso património; e v)quanto a sugestões e fotos, irão aparecendo neste blogue.