quarta-feira, novembro 07, 2007

De chegada

Ontem, à tarde, como o calor apertava, na descida de Montemuro, viam-se inúmeros focos de incêndio. O que não ardeu no Verão arde agora pacatamente em pleno Outono.
Hoje, logo pela manhã ao sair de casa, fui surpreendido pelo remanso do "Bolinhas", consolando-se ao calor dos primeiros raios de sol. Depois, foi o percurso até Cantim de Cima para o café no "Sem Limites", tendo aproveitado o resto da manhã para ler. Pude saborear mimos destes (de Eça): "O mais velho, um avejão escuro, sem dentes, e a face mais engelhada que uma ameixa seca..." ou "...apertava mãos ásperas e rugosas como raízes...".
Esta pacata manhã foi pelo cano de esgoto abaixo ao deparar com este monte de entulho, junto às Porteiras (próximo do cruzamento das estradas da Quintã e de Paus). Quando é que a Câmara Municipal inicia uma verdadeira cruzada contra os vândalos do ambiente, com a ajuda de párocos, associações, escolas, afixando cartazes por todo o lado "É proibido vazar entulhos nas bermas das estradas", indicando um número telefónico que informaria os locais apropriados para o fazerem?