terça-feira, novembro 20, 2007

Clube Náutico de Caldas de Aregos*

É uma associação formada maioritariamente por jovens, determinada em cativar e envolver os mais novos em actividades desportivas e culturais. Os seus responsáveis congeminam ideias e projectos para oferecer animação no quadro das potencialidades do rio e da zona ribeirinha em vias de requalificação. Com termas dormentes, Caldas de Aregos oferece condições para se transformar desde já, por via de parcerias, num pólo de eventos náuticos de cariz regional e nacional.

Breve historial

O Clube Náutico de Caldas de Aregos foi fundado em Julho de 1981 sob a designação de “Amadores de Pesca e Caça”, tendo como horizonte o desenvolvimento destas actividades específicas e tradicionais, embora os seus estatutos dessem abertura a outras modalidades desportivas e de lazer. Passados cerca de dez anos, entrou numa espécie de crise de identidade, por, entretanto, se terem criado no concelho outras colectividades com objectivos semelhantes, tendo atravessado um período de alguma apatia. A partir de 1993, a gestão da associação teve de ser garantida por uma comissão administrativa. Entretanto, por influência de alguns sócios, sobretudo de um sector mais jovem, que achava que se deviam potenciar as vantagens oferecidas pelo rio, como marco diferenciador, foi levado a efeito, em 1995, um referendo sobre a alteração da designação para “Clube Náutico de Caldas de Aregos”, tendo como pressuposto direccionar o objectivo principal para os desportos náuticos. Embora a nova designação tivesse vencido por 78% dos votos, só em Dezembro de 1997 é efectuada a escritura da nova denominação e de alterações aos estatutos.
Com estas mudanças e a eleição de uma nova direcção em Janeiro de 1998, tendo como presidente Rogério Ferreira, que viria a ocupar este cargo durante três mandatos, dá-se um salto qualitativo na vida desta colectividade. As actividades são efectivamente estruturadas e orientadas para os desportos náuticos e a animação cultural, tendo-se registado uma grande correspondência e adesão por parte dos mais jovens. É esta a filosofia que perdura.

Vela
As actividades com embarcações de vela têm uma longa tradição na colectividade. Dando continuidade a uma iniciativa dos “Amadores de Pesca e Caça”, realizaram-se até 2003 dezassete regatas, denominadas “Regatas Varanda do Douro”, que tiveram anualmente a adesão de dezenas de clubes, tendo constituído uma oportunidade para dar a conhecer aos inúmeros participantes as condições da albufeira e as potencialidades do nosso concelho.
Filiado na Associação Regional de Vela do Norte, o Clube Náutico continua a privilegiar a prática desta modalidade desportiva, dispondo para isso de sete embarcações para iniciados e de duas para os mais experientes.
É um privilégio a nossa albufeira dispor deste desporto, pois a vela desenrola-se sobretudo no mar, onde há melhores condições naturais para a prática desta modalidade. Logo que terminem as obras em curso, O Clube Náutico espera retomar a organização das “Regatas Varanda do Douro”.

Remo
A realização da XIX edição da Taça de Portugal de Remo no Cais Fluvial de Caldas de Aregos, em 10 de Junho do ano passado, numa organização conjunta da Câmara Municipal, Federação Portuguesa de Remo e Clube Náutico local, além de ter constituído um sucesso desportivo e um grande evento concelhio, consolidou a continuação de parcerias para a reedição deste evento em Caldas de Aregos e deu um impulso para aqui criar uma secção desta modalidade.
Na véspera do evento, a Federação Portuguesa de Remo disponibilizou sete ergómetros (aparelhos simuladores do esforço muscular), tendo os interessados podido experimentar os mecanismos e exigências deste desporto no Largo da Feira. Também nesse dia, decorreu uma acção de formação para 20 jovens sob a orientação de técnicos do Clube Naval Infante D. Henrique (Valbom/Gondomar). Para continuação da formação e treino foram disponibilizadas por empréstimo duas embarcações de iniciação (“boti-botas”) e dois ergómetros. Para breve está prevista a formação de monitores locais que, por sua vez, irão garantir a aprendizagem aos interessados, ajudando a implantar a modalidade no nosso concelho.

Canoagem
O Clube Náutico de Caldas de Aregos, filiado na Federação Portuguesa de Canoagem, tem disponível uma dúzia de canoas, de várias dimensões, dependentes do número de utilizadores (de um até quatro).
Aos iniciados o clube oferece formação básica de canoagem e noções de segurança. As actividades desenrolam-se ao largo do cais, havendo sempre um monitor/jovem do programa OTL por perto. Aos mais experientes é oferecida a possibilidade da exploração do rio Douro no quadro da modalidade lazer/turismo. O grande objectivo é desenvolver hábitos saudáveis na população, retirando vantagens para o bem estar físico e psíquico enquanto desenvolvem o conhecimento da natureza e contactam com a beleza da zona ribeirinha.
No verão passado, o Clube Náutico disponibilizou actividades de canoagem a cerca de 300 pessoas, de entre sócios, utilizadores de equipamentos hoteleiros e outros veraneantes.

Voleibol
Começou por ser uma modalidade exclusivamente de praia, fomentada através de torneios, que se continuam a realizar em Agosto na praia fluvial de Caldas de Aregos, com a adesão de numerosas equipas e com grande afluência de público. A popularidade e desenvolvimento desta modalidade devem-se essencialmente ao dinamismo e entusiasmo de Fernando Almeida, professor de matemática na Escola Secundária com 3.º Ciclo de Resende, actual presidente da direcção do Clube Náutico e vice-presidente da Associação de Voleibol de Viseu.
A partir do 1.º torneio de voleibol de praia, realizado em 1997, deu-se o salto para a formação de uma equipa na modalidade de prática em pavilhão, que já disputou vários torneios regionais e campeonato da 3.ª divisão nacional. Actualmente, o plantel de voleibol sénior é constituído por dez elementos.
O Clube Náutico de Caldas de Aregos está empenhado em levar a prática de voleibol ao maior número possível de crianças e jovens do concelho. Por isso, tem sido o grande promotor do projecto Gira-Volei no meio escolar. Esta actividade desportiva, promovida e dinamizada pela Federação Portuguesa de Voleibol desde 1998, destina-se a praticantes dos 8 aos 15 anos. Tem a vantagem de se poder desenvolver com equipas de 2 elementos, possuindo regras simplificadas e outras condições que facilitam o primeiro contacto com a modalidade. Este projecto é implementado em escolas, ATL’s e outras unidades sócio-educativas através da constituição de centros que têm o apoio da Federação, materializado na oferta de material (rede, postes e bola) e de um kit (mochila, t-shirt e calções) para cada um dos aderentes. Contudo, a sua concretização só é possível através da acção de dinamizadores/clubes/associações que fazem um trabalho de sapa, em parceria com escolas e autarquias, dando formação e estabelecendo-se como interlocutores da Federação. Em Resende, Fernando Almeida é o grande dinamizador e responsável por esta iniciativa, funcionando o Clube Náutico também como um centro
Este projecto envolve actualmente, em todo o país, cerca de 1.500 centros, permitindo encontros-convívio, encontros concelhios e regionais e uma final nacional. O nosso concelho, com tradição e pergaminhos na modalidade, em que se consagraram vários campeões, tem actualmente 8 centros.

Iniciativas culturais
O Clube Náutico tem feito uma aposta forte em actividades culturais. Já realizou várias exposições (de postais antigos relacionados com Caldas de Aregos, pintura, fotografia e barcos rabelos/miniaturas). Dando continuidade ao interesse suscitado pelos postais antigos, cuja maior colecção pertence a Jorge Saraiva, dois elementos do Clube (Paulo Sequeira e Pedro Ferreira) têm em mãos o projecto de compilar em livro todos os postais que foram capazes de reunir sobre Caldas de Aregos desde o início do século passado até aos anos oitenta. Até agora, conseguiram a proeza de juntar cerca de 120 postais, que são uma verdadeira surpresa e uma história viva de Caldas de Aregos. A edição do livro (sob o título Douro: Memórias de Caldas de Aregos), cuja publicação está para breve, tem o apoio do Programa Leader + e da Cooperativa Dolmen.
Além de outras iniciativas, o Clube Náutico tem também no seu horizonte efectuar o levantamento, o estudo e a valorização de percursos pedestres no concelho. Mas, após a sua certificação pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, terão de ficar garantidas as respectivas marcações/sinalizações e limpezas, o que pressupõe um trabalho de parceria com a Câmara e Juntas de Freguesia, não se tendo ainda procedido aos contactos necessários para saber da sua exequibilidade. Por ocasião do seu 25.º aniversário, o Clube Náutico realizou com grande sucesso um percurso pedestre ao longo do rio Cabrum, que promete repetir brevemente. Grupos ligados a actividades de pedestrianismo, que se têm deslocado ao nosso concelho, têm ficado encantados com as excelentes condições existentes para a sua prática, lamentando a inexistência de percursos devidamente sinalizados e certificados.

Perguntas e Resposta

Como se caracteriza o Clube Náutico em termos de sócios?
É uma associação com cerca de 200 sócios, essencialmente jovens, inscrita no RNAJ (Registo Nacional de Associativismo Jovem), podendo assim candidatar-se ao programa de apoio ao associativismo jovem no âmbito do Instituto Português da Juventude. Para que esta situação se mantenha é necessário que 75% dos sócios e dos corpos sociais tenham idades até 30 anos.
Cerca de 35% dos sócios não reside habitualmente no concelho, embora passem cá muitos fins de semana e as férias, sendo muitos deles estudantes.
Há um sócio sénior/fundador que, pela sua dedicação como dirigente e associado, merece um realce especial: o Eng. Adérito Moreira.

Quantas crianças/jovens estão envolvidos no Gira-Volei e Mini-Volei?
Cerca de 150, o que é revelador da forte implantação desta modalidade desportiva junto dos mais novos.

Que actividades desportivas disponibilizará o Clube Náutico nas férias de verão?
Como vem sendo hábito, actividades de canoagem. Os interessados encontrarão na praia fluvial jovens com formação (do programa OTL) que prestarão a informação e os apoios necessários.

Está também previsto, à semelhança de anos anteriores, um programa de férias “Aregos com Vida”, em Agosto, com a duração de 15 dias, que se destinará à aprendizagem do remo

Está prevista a realização de mais algum evento com alguma visibilidade?
Está prevista para 1 de Setembro próximo a realização de provas relativas à Taça de Portugal de Jetski/Motas de Água, que será mais um cartaz turístico para o concelho.

Onde funciona a sede?
O Clube Náutico tem a sede, em instalações alugadas, no antigo café Ramboia, junto ao antigo celeiro (actual Pavilhão Multiusos). Contudo, no Arranjo Urbanístico do Cais Fluvial está prevista a construção para breve de uma sede para o Clube, que disporá de condições adequadas ao desenvolvimento das suas actividades.

Contactos:

E_mail: cncaregos@hotmail.com

Blogue: Caldas de Aregos (http://caldasdearegos.blogspot.com)

*Nota: Este apontamento foi escrito originariamente para o Jornal de Resende (editado em Junho de 2007)