segunda-feira, outubro 01, 2007

Visita à Casa da Torre da Lagariça (1)

Já tinha visitado a quinta e a casa da Torre da Lagariça por fora, guiado pela simpatia e saber do caseiro, natural de Forjães. Fiquei maravilhado. Daí para a frente, um desejo se me impôs. A visita pelo interior da casa e da torre. Esse dia chegou ontem pela amizade do Paulo Sequeira, que nos (a mim, à Graciete e à Filipa) conseguiu incluir na visita destinada aos seminaristas do Seminário de Resende. Na sexta-feira, já tinha ocorrido um Itinerário Cultural Queirosiano( com visitas à Casa da Torre da Lagariça, Penedo de S. João e Santa Maria de Cárquere), inserido nas Jornadas Europeias do Património 2007, destinado aos alunos da Escola Secundária.
Foi um privilégio e uma visita inesquecível. Tivemos como guia um dos herdeiros e descendentes da Casa, Luís Cochofel, que nos transmitiu a paixão e os estados de alma do lugar.
Os seminaristas, sempre com um porte notável, demonstraram um interesse que merece registo. Um dos seminaristas gravou todas as explicações de Luís Cochofel, com o objectivo de escrever um artigo na Voz de Lamego.
Da Dra. Susana Gomes, dinamizadora entusiasta desta iniciativa, registo o seu saber e o desejo contagiante de dar a conhecer o legado cultural de Resende.
Não resisto a transcrever, a seguir, o bem elaborado guia "Visita à Casa da Torre da Lagariça", que nos foi entregue.