domingo, julho 01, 2007

Festa de S.Pedro de Paus-Dia 1

O dia começou com uma salva de morteiros às 06h00. A manhã estava húmida, pois tinham caído uns choviscos durante a noite, que serviram para assentar a poeira. Às 09h15, chegava à capela das Quintãs a banda de música de Eira Queimada (Tarouca) para ajudar a levantar o andor de S. Gonçalo. No início da calçada da igreja, já se encontrava o de N. Sra. da Livração (Córdova) à espera, tendo sido ambos "encaminhados" para junto dos restantes (S. Pedro, N. Sra. de Fátima, Santo António e S. Sebastião). Entretanto, a música foi dar uma volta às Lages e "matar o bicho".
Às 11h00, começou a missa solene, que integrou a comunhão solene/profissão de fé de 16 crianças. O pregador de serviço foi o Sr. Cón. Esteves. A igreja estava repleta de pessoas, fazendo lembrar outros tempos. Durante a tarde, até ao início da procissão, às 17h00, as pessoas puderam apreciar a actuação da banda de música.
O dia esteve um pouco encoberto, com uma tempertaura muito agradável, tendo ajudado à festa. Foi uma jornada como há muitos não se via.