quinta-feira, maio 10, 2007

"Professor e amigo" (post da Theosfera)

"O senhor Padre Dr. Correia Duarte foi meu professor e é meu amigo.
Guardo, pois, gratíssimas recordações da sua figura.
Na paróquia e na escola, foi sempre igual a si mesmo: competente, trabalhador, diligente e muito organizado.
Não me admiro, pois, que tenha já uma vasta obra publicada.
Não me admiro por ter publicado tal obra, mas admiro a obra.
Muito contente fiquei pela sua escolha para a Academia Portuguesa de História.
É um reconhecimento justo e um tributo merecido.
Já li «As Meninas da Comenda», o seu último livro, uma obra de ficção com base em incidências da História de fins do século XIX e inícios do século XX.
Lá estão as vicissitudes da vida dos padres: a irreprimível pulsão para o domínio dos ricos, a resistência de muitos sacerdotes e também a fragilidade de um ou de outro.
Resende deve muito ao senhor Padre D. Correia Duarte.
Tem tornado conhecida a nossa terra comum.
Tenho muita alegria em tê-lo tido como mestre e em continuar a tê-lo como amigo, como grande amigo."
Texto do Sr. P. Dr. João António, Reitor do Seminário de Lamego e nosso estimado conterrâneo, retirado aqui do lado, da "Theosfera".