quinta-feira, maio 17, 2007

Irmandade de S. Francisco Xavier* (3.ª parte)

Quais são os órgãos gerentes da Irmandade?
São constituídos pela Assembleia Geral, onde têm assento todos os irmãos com as quotas pagas, a Mesa Administrativa, que integra cinco membros (um Juiz, um Vice-Juiz, um Secretário, um Tesoureiro e um Mordomo) e o Conselho Fiscal. Relativamente a outras associações, a Direcção é aqui designada por Mesa, na tradição das instituições ligadas à Igreja, cabendo-lhe, igualmente, gerir e representar a Irmandade.

A que se deve o seu envolvimento em iniciativas de índole musical?
O actual Juiz e alguns outros irmãos sempre estiveram muito ligados à música. Este responsável, que toca guitarra portuguesa, viola, órgão e cavaquinho, sabe bem como esta actividade é importante na educação estética e artística das crianças e jovens e na vida lúdica das pessoas. Actualmente, António Fonseca dinamiza, além do Grupo Coral da Capela do Senhor do Calvário, o conjunto musical Tom Vintém e Amigos, o grupo Dourofado e o grupo de bombos Bom Mouros.

A aposta no serviço de apoio aos idosos não irá colidir com a acção da Santa Casa da Misericórdia?
Tendo em conta as necessidades nesta área, em todo o concelho, foi o actual Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Dr. José Dias Gabriel, quem mais incentivou a Irmandade a avançar na concretização desta valência, disponibilizando todo o seu saber e experiência no processo dos acordos com a Segurança Social e na elaboração do recente projecto de candidatura ao programa PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais).
A propósito, merece destaque no apoio a estas iniciativas a comparticipação e a acção da Câmara Municipal. Quanto à Junta de Freguesia de S. Martinho de Mouros também tem contribuído dentro dos meios ao seu dispor.

O alargamento às valências sociais e culturais acarretará a perda da identidade originária da Irmandade?
A maioria da acção social e caritativa em Portugal é desenvolvida por instituições ligadas à Igreja. A Irmandade ao sair da “sacristia” integrará este movimento, fortalecendo a sua identidade. A permanência cómoda nas igrejas e a acomodação aos bens terrenos não pertencem à genuinidade do cristianismo.
Refira-se que os actuais estatutos continuam a acentuar a sua matriz cristã, contando com a boa colaboração e a assistência religiosa do actual pároco de S. Martinho de Mouros, Padre Excelso Carlos Ferreira.

Contacto
Irmandade de S. Francisco Xavier
Largo da Feira Nova
4660-370 S. Martinho de Mouros
Telef. 254 939 082 e 965012027