quinta-feira, maio 17, 2007

Irmandade de S. Francisco Xavier (2.ª parte)

Valência de apoio a idosos
O então pároco de S. Martinho de Mouros, P. Alberto Ferreira, incentivou a Mesa da Irmandade a construir um lar de idosos, tendo-se disponibilizado para contribuir financeiramente para esta obra ambiciosa. Contudo, apesar de o projecto ter sido elaborado e posteriormente aprovado pela Câmara Municipal, a iniciativa não avançou devido à desistência do empenhamento do Sr. P. Alberto.
Entretanto, para dar cumprimento a este desiderato procedeu-se à alteração dos estatutos em 2000, gozando desde então de personalidade jurídica canónica e civil, tendo-se convertido em IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), neles se prevendo a criação de um lar de idosos, um centro de dia e serviço de apoio domiciliário. Também está previsto o desenvolvimento de actividades culturais, educativas e recreativas.
Detentora do estatuto de IPSS e consciente da falta de respostas na área de apoio aos idosos, não se resignou perante a experiência falhada da construção de um lar, tendo-se abalançado na área de apoio domiciliário, o que acontece desde há 5 anos. Actualmente, no âmbito das freguesias de S. Martinho de Mouros, Paus, Barrô e S. João de Fontoura, presta apoio a 45 pessoas, tendo acordo de cooperação com a Segurança Social para 20. O serviço abrange alimentação completa (incluindo fins de semana), tratamento de roupa, higiene pessoal, pequenas limpezas na habitação e outros apoios como disponibilização de transportes e meios para acompanhamento médico. Para a concretização destas actividades, a Irmandade tem ao seu serviço 8 funcionários, dispondo de uma frota de 4 carrinhas.

Finalmente, a construção do lar (orçado em mais de um milhão de euros)
O desejo de construção de um edifício para acolher um lar de idosos e um centro de dia nunca esmoreceu. Assim, a oportunidade oferecida pelo programa PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais) constitui o grande impulso para a concretização desta obra. E há boas notícias para anunciar, pois o Centro Distrital da Segurança Social já comunicou a aprovação do financiamento no montante de 642.273 euros. O apoio da Câmara Municipal também não irá faltar, pois existe o compromisso da concessão de um subsídio no valor de 150.000 euros e de apoio técnico no acompanhamento das obras. Por sua vez, a Junta de Freguesia de S. Martinho de Mouros irá contribuir com 5.000 euros. A verba restante terá de ser garantida através de um empréstimo bancário, contando-se com a generosidade das populações para fazer face aos compromissos daí decorrentes.
Espera-se, assim, que o concurso para a construção do edifício, em terrenos da Irmandade, contíguos à capela, seja lançado ainda Julho e o arranque das obras tenha início em Outubro. O projecto prevê espaços e estruturas destinados a 30 residentes de Lar de Idosos, 22 utentes de Centro de Dia e 40 utentes do serviço de Apoio Domiciliário. A população a abranger será a das freguesias de S. Martinho de Mouros, Paus, Barrô e S. João de Fontoura.

Escola de Música Musijovem, Festival de Música e Jornal Ventos da Mogueira
Desde há 6 anos, no âmbito de um acordo com a Câmara Municipal, a Irmandade tem a funcionar uma escola de música, cujas actividades são frequentadas por 25 jovens. Destina-se a estimular a aprendizagem de um instrumento musical à escolha (violino, órgão, guitarra, acordeão, cavaquinho…). Participou no programa inserido nas últimas comemorações do Dia Mundial da Música, numa iniciativa da Câmara que teve lugar no Auditório Municipal, cuja actuação foi acompanhada com muito interesse pela numerosa assistência.
À semelhança de anos anteriores, irá ser organizado o X Festival da Canção do Concelho de Resende, com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de S. Martinho de Mouros. Irá decorrer no próximo dia 23 de Agosto, estando prevista a presença de 12 intérpretes, sendo os três primeiros classificados contemplados com prémios pecuniários. O concurso está aberto a pessoas de todo o país com idades a partir dos 12 anos, sendo as inscrições gratuitas.

Outras iniciativas de cariz sócio-cultural
Organiza ainda actividades de animação para utentes do apoio domiciliário, sendo a maioria delas abertas à comunidade: ceia de Natal, cantares dos Reis, representações teatrais, animações musicais, comemoração do dia de S. Francisco Xavier, magusto, animação de Carnaval e passeios lúdicos e culturais, entre outras iniciativas.
Para este ano, de 20 a 24 de Agosto, está prevista a programação de uma semana cultural.