terça-feira, janeiro 23, 2007

Solar dos Condes de Resende

Localiza-se em Canelas, no lugar de Negrelos (V. N. de Gaia). A construção primitiva é da época medieval. A arquitectura actual é de estilo barroco regional. Possui um belíssimo jardim, conhecido po jardim das camélias.
O solar, outrora propriedade dos condes de Resende, foi adquirido pela Câmara Municipal de V. N. de Gaia em 1984. Após sofrer adaptações para o efeito, funciona, desde 1987, como Casa Municipal de Cultura. Além de eventos (poesia, colóquios, exposições, concertos...), estão aqui sediados os serviços autárquicos de história, arqueologia, antropologia, património e arquivo municipal. Possui também uma biblioteca.
Por ter casado com D. Emília de Castro Pamplona, filha dos condes de Resende, este solar está também muito ligado a Eça de Queirós.
Como homenagem, os condes de Resende constituem o patrono da Escola Secundária com 3.º Ciclo de Canelas, denominando-se "Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Condes de Resende". Como curiosidade, refira-se ainda que existe uma associação "Amigos do Solar Condes de Resende".
Sobretudo para os conterrâneos que vivem e trabalham na região do grande Porto, aqui fica o endereço do Solar/Casa Municipal de Cultura :
Tv. Condes de Resende, 110
Canelas
4405-239 Vila Nova de Gaia
Telef. 227625622/e-mail:solarcondesresende@gaianima.pt
Quem estiver interessado em saber mais sobre este solar clique aqui para aceder a um site da autoria de uma turma da Escola Profissional de Gaia, muito completo, bem elaborado e que honra quem o fez.