sexta-feira, novembro 24, 2006

Cantiga recolhida em Ribeirada/S. João de Fontoura

Como, no próximo domingo, há um magusto com animação musical em S. João de Fontoura, reproduz-se abaixo uma canção, originária de Ribeirada, recolhida por Vergílio Pereira e que integra o Cancioneiro de Resende por si compilado (edição da ex- Junta de Província do Douro Litoral, 1957).
Ó laranja, ó laranja
Ó laranja, ó laranja,
Ó laranja, ó limão!
O pai quer, a mãe consente,
A filha não diz que não...
__________________
A filha não diz que não,
A filha só diz que sim;
Vem cá tu, ó rosa branca,
Criada no meu jardim.
__________________
Criada no meu jardim,
Criada no laranjal,
Vem cá tu, ó rosa branca,
Não te quero nenhum mal.
___________________
Criada no laranjal,
Criada na mesma terra,
Vem cá tu, ó rosa branca,
Os soldados, vão p'ra a guerra.
______________________
Os soldados vão p'ra a guerra,
Soldados p'ra a guerra vão;
Vem cá tu, ó rosa branca,
Amor do meu coração.
______________________
Amor do meu coração,
Amor que já cá estivestes,
Se não estivestes mais tempo,
Foi, amor, que não quisestes...
_______________________
Foi, amor, que não quisestes,
Tiveste-la, ocasião...
Agora quer's, eu não quero,
Tenho minha prejunção.