sábado, outubro 21, 2006

Externato D. Afonso Henriques dá cartas

O Externato de Resende ocupa a 43.ª posição de entre os 587 estabelecimentos do ensino secundário (particulares e públicos), no ranking do "Público". E ocupa a 1.ª posição no distrito de Viseu.
A Escola Secundária com 3.º Ciclo D. Egas Moniz ocupa a 545.ª posição.
As média nos exames a todas as disciplinas consideradas pelo "Público" foram, respectivamente, no externato, 11,73 e, na escola pública, 8,36. Considerando a matemátia e o português B, as médias nos exames foram, respectivamente, as seguintes: 11,6 e 11,9 no externato e 5,1 e 11,1 na escola secundária.
O Externato D. Afonso Henriques, criado em 1963, por iniciativa da Igreja local, constituiu uma oportunidade para as crianças e jovens mais desfavorecidos do concelho de Resende prosseguirem estudos após a primária.
Refira-se a propósito que, actualmente, o ensino particular com acordos de cooperação com o Ministério da Educação, que, deste modo, garante a gratuidade do ensino, está a passar por alguns estrangulamentos, devido à diminuição de alunos. A organização escolar facilita a orientação dos alunos para as escolas dos diferentes níveis de ensino do mesmo agrupamento, respondendo, desta forma, "à pressão" para manter activos os seus quadros de pessoal. Na luta pela "sobrevivência", e a um outro nível, a tutela utiliza outros meios ao seu dispor, como indeferindo ou dificultando a constituição de turmas em colégios. O raciocínio é simples: por que razão dar dinheiro e manter o ensino particular, quando há a oferta de escolas públicas? Mas convém também perguntar se estas foram criadas com algum planeamento, tendo em conta as ofertas prévias do ensino particular. Por fim, resta a pergunta: como conciliar esta realidade com a liberdade de escolha de ensino?