segunda-feira, agosto 21, 2006

Tarde de música

As bandas de música de S. Cipriano "A Nova" e "A Velha" proporcionaram, ontem, às muitas centenas de pessoas que se deslocaram ao recinto da capela de N. S. da Piedade, em S. Romão, uma tarde bem passada. Das 15h às 20h, aconteceu uma verdadeira maratona de música, executada primorosamente por estas duas bandas filarmónicas do nosso concelho, em espaço apropriado.
No final, "A Nova" foi a primeira a despedir-se, tendo passado e tocado em frente de "A Velha" e, após ambos os maestros se terem cumprimentado simpaticamente, marchou para o recinto da capela, onde executou duas voltas, retirando-se seguidamente. Depois, foi a vez de "A Velha" efectuar o mesmo trajecto.
Todas as actuações foram sempre muito aplaudidas. Cada banda tem o seu reportório e execução específicos, que agradará mais a determinadas pessoas. Talvez "A Vellha" tenha um cariz mais tradicional e "A Nova" um cariz mais actual, o que é positivo.
Merece especial destaque o número elevado de crianças e jovens que integra as duas bandas e o bom nível da sua execução musical. Um jovem trompetista, de apenas 15 anos, encantou num registo a solo.
S. Cipriano continua a ser um viveiro de músicos, onde impera grande dedicação e amor à "arte". Longe vão os tempos de 1840 (ano da fundação de "A Velha") e de 1881 (ano do início de "A Nova") e da disputa acesa entre as duas bandas. Hoje, reina entre as duas instituições uma convivência e competição sadias.