sábado, agosto 26, 2006

Senhor dos Desamparados


No passado sábado, dia 19 de Agosto, elementos da minha família e pessoas de Fazamões, Córdova e Paredinhas foram em romagem à capela do Senhor dos Desamparados, onde, às 19h, foi celebrada missa pelo P. José Tomás Borges.
Foi uma jornada de grande emoção, pois já há muitos anos que esta capela, edificada no cimo de Fazamões e pertença também da minha família, não era aberta ao público nem objecto de acto litúrgico, embora, no passado, aí se celebrassem diversas missas durante o ano e houvesse até uma grande festa anual.
A manutenção e arranjo da capela têm estado a cargo do Sr. Albino Ribeiro.
O P. Tomás Borges recordou a lenda da construção desta capela. Segundo se conta, um almocreve foi fustigado naquele local com uma grande tempestade a ponto de o burro carregado de víveres não se conseguir levantar. O pobre do almocreve, muito aflito, prometeu aí edificar uma capela em honra do Senhor dos Desamparados, se o tempo amainasse e tudo fosse levado a bom porto, o que aconteceu. A promessa foi cumprida, embora a propriedade da capela ficasse pertença do dono do respectivo terreno onde a mesma foi edificada.
A encimar a porta, pode ler-se o seguinte: "Esta capela do Senhor dos Dezamparados, Ano 1745, amandou fazer Manoel Roiz Canhamide-Fazamois".