quinta-feira, agosto 31, 2006

Céu em S. Cristóvão



Estava anunciado que, pelas 6h da manhã do passado domingo, Vénus e Saturno teriam encontro marcado e pareceriam, à vista desarmada, um único ponto luminoso, com uma intensidade que corresponderia à luminosidade dos dois planetas.
Na véspera, dois dos meus filhos, a Filipa e o Ivo, desafiaram-me a vermos o espectáculo em S. Cristóvão. Assim, se fez. Saímos de casa pelas 5h da madrugada, enquanto Resende ainda dormia serenamente. A uns 200 metros de S. Cristóvão, fomos cumprimentados por uma bela raposa. Às 5h35, estávamos no miradoiro da capela. O silêncio, o céu e a imensidão do horizonte criavam uma atmosfera de leveza e de Infinito. A expectativa era grande.
Perto das 6h, Vénus e Saturno estavam "colados" em cima da serra das Meadas, parecendo uma bola alaranjada. Passados poucos minutos, Saturno desapareceu da vista, ficando a reinar a "estrela da manhã", acompanhada de um conjunto de estrelas, das mais brilhantes da esfera celeste: Sírio, Prócion, Prólux...
Depois, foi a espera pelo nascer do Sol e pelo esplendor da vida, como as fotos acima registam. Com os primeiros raios solares, as aves foram os primeiros seres a anunciá-la.