quinta-feira, fevereiro 02, 2006

SAP (Serviço de Atendimentom Permanente) de Resende irá ser extinto?

Conforme noticiou a imprensa a propósito da visita do Ministro da Saúde à região de Viseu, nove dos dez serviços de atendimento permanente deste distrito que funcionam durante a noite, nos centros de saúde, entre os quais o de Resende, poderão fechar no âmbito de uma reorganização da rede pública dos cuidados de saúde. Os 24 concelhos do distrito de Viseu poderão vir a enquadrar uma rede de urgências da responsabilidades de hospitais e de novas estruturas, devidamente apetrechadas, denominadas Unidades de Urgência Básica. O concelho de Resende, neste caso, ficaria afecto ao hospital de Lamego. Contudo, o "mapa" concreto da rede de urgências só será efectivado após auscultação de responsáveis locais, entidades várias e profissionais de saúde.
Em causa está a poupança de dinheiro, sob a capa do argumento de rendibilização/reorganização de serviços com vista a um melhor atendimento. Segundo esta perspectiva, os SAP, na maior parte dos casos, serão meros postos de observação, de "primeiros socorros" e de reencaminhamento para hospitais.
Em 2004, o SAP de Resende atendeu 675 casos de urgência. Alguns deles, concerteza, foram encaminhados para uma melhor resposta. A maioria, contudo, voltou para os seus lares.
E no futuro?
Parece comprovado que a prestação de serviços e cuidados de saúde em contexto de proximidade é um factor coadjuvante para enfrentar favoravelmente situações de desequilíbrio, mal-estar e doença.