quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Haverá mesmo hospital novo em Lamego?

Já com projecto aprovado e infra-estruturas garantidas, o ministro da saúde anunciou recentemente que afinal o novo hospital de Lamego só estará pronto em 2010.
A falta de clareza, os ziguezagues, o oportunismo e o silêncio das diversas forças políticas, variando conforme as situações e as circunstâncias, têm sido aproveitados pelos diferentes governos para os diversos adiamentos e indefenições. Há até quem defenda que os hospitais de Vila Real e Viseu (e já agora do Porto) respondem às necessidades do Douro Sul.
O projecto vai ser alterado para o ajustar à realidade actual (por ex., estavam previstas 25 camas para obstretícia, quando são necessárias apenas 5). Contudo, esta reformulação poderá não passar de uma estratégia de adiamento ad aeternum, ou seja de mais um alibi. É que o Prof. Correia de Campos, já em 2001, na qualidade de ministro da saúde do Eng. António Guterres, tinha prometido a sua construção para 2003. E uns anos antes, como deputado, defendeu a necessidade deste novo equipamento.