segunda-feira, dezembro 12, 2005

Integração das pessoas com deficiência

Comemorou-se, no passado dia 3 de Dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Que se saiba, não houve qualquer iniciativa institucional, a nível local, a registar a data, com o objectivo de sensibilizar os cidadãos para a problemática da deficiência.
Convém recordar que a Câmara Municipal tem incluído as crianças/jovens com deficiência nas férias desportivas e em outras iniciativas, no quadro da colaboração com a estrutura local dos apoios educativos.
Embora o alcance e resultados das comemorações de datas e eventos sejam questionáveis, o que importa é ir fazendo todos os possíveis para alterar as mentalidades e atitudes de toda a população para que aceite as pessoas portadoras de deficiência como iguais no acesso aos direitos consignados para todos, nomeadamente o direito à educação, o direito à igualdade de oportunidades e o direito de participar na sociedade. Em todas as iniciativas e esferas de actividade, o contributo de todos, incluindo os portadores de deficiência, é fundamental.