quarta-feira, novembro 09, 2005

Aposta no turismo

O nosso concelho tem condições únicas para a aposta estratégica no turismo como motor de desenvolvimento e criador de emprego. Basta referir o património arquitectónico ímpar (caso das três igrejas de estilo românico), a beleza contrastante ribeirinha e serrana, o encanto das cerejeiras em flor, a variedade e qualidade da gastronomia e a tipicidade de algumas tradições (recolhidas e difundidas, nomeadamente, pelo rancho de Paus).
As intervenções já realizadas ou em curso, tais como a criação do Parque Fluvial de Porto de Rei, a 2.ª fase das obras da marina e cais das Caldas de Aregos, a construção do auditório municipal e a transformação do antigo celeiro em equipamento cultural e da antiga cadeia em museu, favorecem e potenciam esta aposta.
Torna-se imprescindível garantir a utilização, através de iniciativas válidas, dos vários equipamentos, transformando-os em factores de atracção, e facilitar o acesso e as visitas aos locais de interesse.
Simultaneamente, e a requalificação do espaço ribeirinho das Calda de Aregos facilitará isso, importa "ganhar" os turistas dos barcos do Douro.
Como factor positivo, talvez devido às transformações ocorridas na requalificação da vila e às iniciativas nas áreas da animação e cultura, tornando Resende mais aprazível, parece notar-se ultimamente um dinamismo sobretudo no turismo "interno" (de pessoas nascidas no concelho e a residir fora e de pessoas provenientes de concelhos vizinhos).